Jacson Fischer (Joinville, 13 de setembro de 1980) é o criador do curso online Mr. Fischer – Idiomas, que conta com mais de 12 mil seguidores em sua página no Instagram. O curso foi desenvolvido especialmente para pessoas que vivem em países de língua inglesa e precisam aprender rapidamente.
O Mr. Fischer, como é conhecido, elaborou uma metodologia única de ensino do inglês que faz uso de todos os recursos que as mídias digitais podem oferecer. Tudo isto aliado a uma personalidade carismática e um conhecimento sólido de quem realmente conhece a fundo o idioma inglês.
Nascido na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil, Jacson Fischer é filho de Sandra Regina Fischer e Valdemiro Fischer. A família de Jacson mudou-se em 1986 para a cidade de Balneário Piçarras, no mesmo estado, onde viveu até sua juventude. Criado dentro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi ali que ele teve a oportunidade, tão sonhada por muitos, de ir para os Estados Unidos através de uma missão voluntária.
Até então, o jovem Jacson possuía somente o conhecimento de inglês que a escola pública havia lhe fornecido. Curiosamente, Jacson Fischer não se interessava muito pelo idioma nessa época. Como ele possuía um sobrenome alemão, ele achou mais interessante aprender essa língua em vez do inglês.
E assim, já nessa época, ele propôs para si mesmo o desafio de aprender alemão por conta própria. Essa primeira experiência proporcionou experiências valiosas, porque ele pôde ver na prática quais os percalços de alguém que busca aprender uma nova língua de forma autônoma.
Em determinado momento da sua vida, o futuro Mr. Fischer, juntamente com seu irmão gêmeo Jones, recebeu uma proposta de ser missionário nos Estados Unidos. Jacson foi servir sua missão na cidade de Filadélfia, estado da Pensilvânia, e seu irmão gêmeo foi para San José na Califórnia. E foi nesse momento que ele se deu conta de que o inglês era a língua que ele deveria ter buscado aprender desde o princípio.
Dia 3 de maio de 2000 ambos deram entrada no Provo - MTC onde iniciaram um treinamento intensivo do idioma assim como um treinamento clérico. Sentindo muita dificuldade no começo, o jovem Jacson não conseguia compreender o que os professores e os seus colegas nativos falavam. E, por sua vez, eles tinham dificuldade em entender o que Jacson dizia. Então, após 4 meses de aprendizado do idioma, ele passou a ter uma interação maior com outros americanos, pois foi quando foi transferido para sua missão na Pensilvânia.
Um destes missionários americanos lhe perguntou uma vez por que Jacson falava com sotaque se enquanto dormia, falava em voz alta, era sempre sem sotaque. Foi aí que ele teve o “estalo criativo” que fez com que ele passasse a focar na eliminação do sotaque e, mais tarde, viesse a estudar pre-neuroscience e pre-animation na Brigham Young University, no estado de Utah, Estados Unidos.
Mesmo assim, a trajetória do Mr. Fischer nos Estados Unidos não foi fácil e, na época em que trabalhou com vendas porta a porta, as pessoas perguntavam de onde ele era devido ao forte sotaque. Isto quando não pensavam que ele fosse mexicano, devido à sua aparência latino-americana.
Jacson Fischer demorou um ano para aprender inglês vivendo nos Estados Unidos. Contudo, mesmo após 5 anos vivendo lá, ele continuava com sotaque. Na realidade, foi somente depois de muitas pesquisas, motivadas pela observação do missionário que havia observado ele falando fluentemente enquanto dormia, que o Mr. Fischer conseguiu desenvolver uma metodologia diferenciada para o aprendizado do inglês sem sotaque.
Quando voltou para o Brasil em 2008, Jacson Fischer estava super empolgado para ensinar a língua inglesa a outras pessoas. Foi por indicação do seu irmão que ele chegou à sua primeira escola de idiomas.
Disputado por várias escolas e adquirindo experiência de trabalho em algumas delas, Jacson Fischer percebeu que todas possuíam algo em comum: retardar o avanço dos alunos no aprendizado do inglês o máximo que pudessem.
A orientação básica era que os professores de inglês aproveitassem bem as apostilas, fazendo todos os exercícios e atividades, para que assim os alunos demorassem mais tempo para se formar. Em suma, o objetivo delas era o lucro somente e não deixar o aluno fluente em inglês no menor tempo possível.
Muito consternado ao constatar essa realidade, Jacson Fischer resolveu abrir a sua própria escola de idiomas, a HIGHLAND EAGLES, na cidade de Pinhais, no Paraná, no ano de 2013.
A proposta da Highland Eagles - Curso de idiomas era ousada por si só. Ao propor um novo método baseado nas técnicas de memorização de Tony Buzan e Augusto Cury, o professor Jacson Fischer já demonstrava originalidade.
Em vez de fazer como os outros cursos de línguas, que buscam fazer o aluno passar anos e anos estudando para assim garantir mensalidades por mais tempo, a Highland Eagles oferecia o ensino completo de inglês e espanhol, junto com o aprendizado da pronúncia correta, fazendo assim com que os alunos falassem e compreendessem os respectivos idiomas de aprendizado como os nativos.
Aliás, foi a Highland Eagles que pela primeira vez trouxe para o Brasil a estratégia de se ensinar inglês através de jogos de RPG, algo que atualmente é copiado por alguns cursos e professores de idiomas.
Ao todo, foram aproximadamente 10 anos trabalhando com o ensino de inglês e espanhol, formando pessoas que, começando “do zero”, foram capazes de em pouco tempo assistir a filmes sem legenda e pensar no idioma (um dos sinais da fluência).
O fato é que todo o trabalho de Jacson Fischer no ensino da língua inglesa, além de sempre ter como foco os alunos, foi uma busca incessante em busca de técnicas e métodos que pudessem acelerar e facilitar o aprendizado do idioma.
E após anos de estudo e prática, finalmente, Fischer conseguiu elaborar uma metodologia única baseada em descobertas em neurolinguística e psicologia de alguns dos principais terapeutas da atualidade, incluindo o aclamado autor de best-sellers Augusto Cury.
Tudo começou com a ideia de utilizar uma imagem como método de ancoragem — um símbolo visual capaz de contrariar o viés de confirmação comum baseado na crença de que aprender inglês é algo difícil.
Desde o início de sua carreira no ensino de idiomas, Jacson Fischer recusava o título de “Teacher Jacson”, por considerar que essa forma de tratamento não correspondia ao uso real em países de língua inglesa. Essa decisão, que o diferenciava de outros professores no Brasil, refletia sua busca por autenticidade cultural e precisão linguística.
Durante uma aula particular na Highland Eagles, com a aluna Jaqueline Pilon, Fischer utilizou uma gravata borboleta. Em tom descontraído, ele pediu emprestados os óculos da aluna para uma fotografia. O resultado dessa combinação visual, gravata e óculos acabou se tornando a base da identidade visual que mais tarde seria associada ao personagem Mr. Fischer, inicialmente nas redes sociais e, posteriormente, em suas aulas e materiais didáticos.
Hoje, esse visual icônico integra oficialmente o logotipo e a marca Mr. Fischer, simbolizando o equilíbrio entre carisma, criatividade e rigor acadêmico que caracterizam seu método de ensino.
O que aconteceu com o Professor Fischer na época em que ainda era um missionário nos Estados Unidos, quando falava inglês fluente dormindo, mas quando acordado falava com sotaque e erros gramaticais comuns de quem está aprendendo um idioma novo, era algo que a neurolinguística explica muito bem, e que só depois o Mr. Fischer veio a compreender: CRENÇAS LIMITANTES.
As crenças que temos a respeito de nós mesmos e nossas capacidades podem servir para nos colocar para cima ou para baixo. Em outras palavras, elas atuam tanto de forma negativa quanto positiva, e o poder para torná-las aliadas no aprendizado de idiomas encontra-se em nossas mãos.
A explicação para o que acontecia era que ao dormir, o jovem Jacson Fischer não estava sob o efeito condicionante das crenças limitantes que o seu próprio cérebro havia lhe imposto a partir de suas experiências ainda mesmo no Brasil a respeito do inglês, que eram frases como: “inglês é difícil”, “verbo to be de novo!”, “Eu falo com sotaque porque sou brasileiro”, etc.
Depois que percebeu esse mecanismo, Jacson Fischer buscou estudar o funcionamento do cérebro e do aprendizado de idiomas. Tudo isso foi aplicado depois na escola de idiomas Highland Eagles que, como já foi mencionado, fez com que várias pessoas se tornassem fluentes na língua inglesa em pouco tempo.
O Mr. Fischer é casado com Bárbara Nunes de Oliveira Fischer, com quem tem três filhos: Alice, Melissa e Edwin. A família vive atualmente na cidade de Bremen, no norte da Alemanha.
Após encerrar as atividades presenciais da escola Highland Eagles, Jacson Fischer passou a dedicar-se integralmente ao ensino de idiomas por meio de plataformas digitais, expandindo o alcance de sua metodologia para alunos residentes em diferentes países.
Seu projeto principal, o Mr. Fischer – Idiomas, consolidou-se como uma marca internacional voltada para o ensino de inglês e português com base em padrões linguísticos, neurolinguística e imersão contextual. A metodologia, desenvolvida ao longo de mais de quinze anos de experiência, tem como público principal brasileiros que vivem em países de língua inglesa, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, bem como americanos interessados em aprender português.
O método de Fischer destaca-se por priorizar a conversação e o reconhecimento de padrões gramaticais, evitando o ensino tradicional baseado na memorização mecânica de regras. Essa abordagem, aliada ao uso de mídias digitais, vídeos, jogos e recursos interativos, busca proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado natural e acelerada.
Atualmente, o Mr. Fischer ministra aulas particulares online, oferece cursos gravados e produz conteúdo educativo em diversas plataformas, incluindo Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e blog pessoal, alcançando milhares de seguidores.
Em 2015, Jacson Fischer decidiu levar seu conhecimento e experiência acumulados no ensino de idiomas para as redes sociais, com o objetivo de alcançar um público mais amplo e difundir sua metodologia voltada ao aprendizado acelerado do inglês — e também do espanhol, idioma já incorporado às atividades da Highland Eagles.
Foi em 2018 que Fischer adotou o visual característico pelo qual é reconhecido atualmente, consolidando a identidade visual do personagem Mr. Fischer.
Por meio de uma série de vídeos e publicações, principalmente no Instagram e no YouTube, Fischer passou a ganhar destaque entre os estudantes de idiomas, atraindo milhares de seguidores interessados em seus métodos práticos e nos resultados rápidos alcançados por seus alunos.
Além do conteúdo gratuito nas redes, o Mr. Fischer oferece aulas particulares de inglês online, atendendo principalmente brasileiros que vivem no exterior e buscam aprimorar a comunicação em contextos reais de trabalho e convivência.
Embora o formato remoto de ensino tenha se popularizado durante a pandemia de COVID-19, Fischer já utilizava esse modelo desde o início dos anos 2013, atendendo a alunos que moravam em regiões além das cidades vizinhas a Pinhais, PR.
A metodologia desenvolvida por Jacson Fischer é fortemente influenciada pelas teorias psicológicas e educacionais do escritor e psiquiatra Augusto Cury, especialmente aquelas apresentadas nos livros “O Código da Inteligência”, “Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século” e “O Mestre dos Mestres”.
Inspirado nos conceitos de Cury, Fischer incorporou ao ensino de idiomas estratégias de autoconsciência emocional e reestruturação de crenças limitantes, aplicadas ao processo de aprendizagem. Entre as principais técnicas adotadas estão:
Gestão da Emoção — o aluno é estimulado a reconhecer e administrar sentimentos de insegurança, medo de errar e vergonha de falar inglês, substituindo-os por pensamentos de confiança e curiosidade.
Registro de Pensamento e Autoanálise — prática inspirada no processo de autoconhecimento de Cury, onde o estudante identifica padrões mentais negativos (ex.: “eu não consigo aprender inglês”) e os transforma em afirmações positivas e realistas (ex.: “estou progredindo a cada aula”).
Substituição de Crenças Limitantes — técnica central em ambos os autores. Fischer adaptou o conceito para o contexto linguístico, ajudando os alunos a “reprogramarem” suas crenças sobre a própria capacidade de falar um idioma estrangeiro.
Inteligência Multifocal aplicada ao aprendizado — conceito criado por Cury que propõe observar o funcionamento da mente sob múltiplos ângulos (emoção, memória, raciocínio e imaginação). Fischer aplica esse modelo incentivando o aluno a conectar emoção e significado ao vocabulário, o que aumenta a retenção e fluência espontânea.
Autodiálogo e Neuroplasticidade — o método Mr. Fischer encoraja o uso do autodiálogo construtivo (falar consigo mesmo em inglês) para fortalecer conexões neurais. Essa técnica é inspirada nas práticas de Cury voltadas à criação de “novos roteiros mentais” e ao desenvolvimento de novas redes neuronais através da repetição consciente.
Aprendizado Humanizado e Motivacional — tanto Cury quanto Fischer partilham da visão de que o aluno deve ser tratado como um ser integral — com mente, emoção, história e propósito —, e não apenas como um receptor de conteúdo.
Residente na Alemanha desde 2023, Jacson Fischer ingressou na Kunstschule Wandsbek, em Bremen, onde cursa Comunicação Design. Nessa nova fase, passou a integrar seus conhecimentos em linguística, pedagogia e neurociência com princípios de design estratégico, comunicação visual e storytelling.
Dentro de seus estudos, Fischer desenvolve projetos que unem arte, tecnologia e educação, explorando temas como gamificação do aprendizado, uso de inteligência artificial no ensino de idiomas e design de personagens como ferramenta pedagógica.
Embora mantenha foco principal em seu trabalho como educador e comunicador, Fischer também se destaca como criador de conteúdos multimídia e de experiências visuais voltadas ao ensino e à motivação de estudantes internacionais.
Com uma trajetória que combina experiência prática, pesquisa científica e inovação didática, Jacson Fischer consolidou-se como um dos pioneiros no ensino de inglês voltado a brasileiros no exterior. Sua metodologia, baseada em princípios de autoeficácia, eliminação de crenças limitantes e aprendizado natural, continua influenciando novos professores e escolas de idiomas que buscam tornar o processo de aquisição linguística mais humano, rápido e eficaz.